CartaExpressa
STJ nega recurso de Joice Hasselmann em caso sobre plágio de reportagens
Sindicato parananese de jornalistas comprovou, em 2015, que Joice teria plagiado 65 reportagens, escritas por 42 jornalistas diferentes


O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça, rejeitou um recurso da ex-deputada Joice Hasselmann para anular a decisão do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná contra ela por plágio de reportagens. A decisão foi publicado no Diário Oficial da Justiça desta terça-feira 3.
A entidade comprovou, em junho de 2015, que Joice teria plagiado 65 reportagens, escritas por 42 jornalistas diferentes, quando mantinha um site chamado Blog da Joice. Com isso, ela está impedida de ingressar o corpo social do Sindicato.
No recurso, a ex-deputada não contestava o mérito da decisão do Conselho de Ética, mas pedia a nulidade da decisão, sob a alegação de que não foi notificada para se defender das acusações.
Os argumentos da defesa chegaram a ser aceitos pela Justiça da 1ª instância, mas acabaram derrubados pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O sindicato demonstrou que a correspondência com a notificação foi recebida pelo porteiro do edifício onde Joice morava no dia 21 de novembro de 2014.
A decisão do Conselho de Ética impôs advertência por contrafação e impede Joice de entrar para o sindicato e de usar os serviços e benefícios disponibilizados pela entidade. À época, a jornalista disse chamou os jornalistas que a acusaram de plágio de “invejosos”, “frustrados” e “vagabundos ligados ao PT e à CUT”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Burra’ e ‘bandida’: Joice projeta cassação de Zambelli por ‘conspiração’ com hacker
Por CartaCapital
Reaproximação à vista? Doria diz que só Lula tem potencial para ‘pacificar’ o Brasil
Por Wendal Carmo