Economia
STF manda investigar suspeita de informações privilegiadas no mercado cambial no dia do tarifaço
O documento foi distribuído diretamente a Moraes por ter relação com o inquérito contra Eduardo Bolsonaro


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes ordenou, nesta segunda-feira 21, a abertura de uma investigação sobre a suspeita de uso de informações privilegiadas que resultaram em altas taxas de lucro em negociações de dólares em 9 de julho, dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o tarifaço contra o Brasil.
A petição, apresentada pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, chegou à Corte após a identificação de transações de câmbio em volume significativo antes e depois do anúncio de Trump, o que sugere a utilização de informações privilegiadas (insider trading) por pessoas ou empresas.
Os fatos apresentados, na avaliação da Advocacia-Geral, podem caracterizar o delito de “utilizar informação relevante ainda não divulgada ao mercado, de que tenha conhecimento e da qual deva manter sigilo, capaz de propiciar, para si ou para outrem, vantagem indevida, mediante negociação, em nome próprio ou de terceiro, com valores mobiliários”.
Moraes determinou que a petição tramitará sob sigilo. O documento foi distribuído diretamente ao ministro por ter relação com o inquérito que apura a trama do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
Jorge Messias pediu também que a Procuradoria-Geral Federal, órdão da AGU que representa judicialmente a Comissão de Valores Mobiliários, adote as medidas cabíveis, inclusive em articulação com outras autoridades nacionais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro pode ser preso se der entrevistas ou aparecer nas redes, determina Moraes
Por Vinícius Nunes
Moraes manda de volta à prisão idosas do 8 de Janeiro que descumpriram uso de tornozeleira mais de mil vezes
Por Vinícius Nunes
Moraes mantém a prisão de hacker no caso que condenou Zambelli à prisão
Por CartaCapital