CartaExpressa
O recesso não suspende a disputa pelo Supremo
Jorge Messias aproveita a memória do 8 de Janeiro e mantém viva a articulação por uma vaga no STF, à espera do fim do recesso parlamentar
O advogado-geral da União, Jorge Messias, interrompeu o recesso, nesta quinta-feira 8, para comparecer aos eventos promovidos pelo Supremo Tribunal Federal que rememoram os atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.
Com previsão para voltar ao posto na próxima quarta-feira 14, o ministro também pretende retomar imediatamente a agenda de campanha com os senadores por uma vaga no STF. O empecilho é o recesso parlamentar, que termina apenas no dia 1º de fevereiro.
“Agora, estou aproveitando o descanso com a família”, disse o ministro à reportagem. “Mas na volta eu já retomo a campanha.” A expectativa é que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marque a sabatina para fevereiro. Por isso, a próxima semana será importante para angariar mais votos.
A estratégia do ministro, nesse intervalo, será recorrer a telefonemas e contatos diretos para manter seu nome em circulação e consolidar apoios. Segundo aliados ouvidos pela CartaCapital, Messias já teria assegurado mais de 20 votos no Senado. Para ser aprovado na sabatina e chegar à Suprema Corte são necessários ao menos 41 votos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
8 de Janeiro: lembre como a imprensa estrangeira repercutiu condenações do STF
Por Agência Brasil
Competência para julgar crimes contra espécies ameaçadas entra no radar do STF
Por CartaCapital
STF mantém prisão de Filipe Martins após audiência de custódia
Por Agência Brasil



