CartaExpressa
Justiça de São Paulo anula doação à Igreja Universal e determina devolução de bem
Quando a doação foi feita, em 2014, o fiel passava por um momento de crise conjugal e econômica


A 28ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou um recurso da Igreja Universal do Reino de Deus e condenou a igreja a devolver um ônibus doado por um fiel. Segundo a ação, o ônibus doado pelo fiel era usado no seu trabalho, que era sua única fonte de renda.
Conforme o processo, quando a doação foi feita, em 2014, o fiel passava por um momento de crise conjugal e econômica. Ao se recuperar do seu estado de vulnerabilidade, ele entrou na Justiça para recuperar o bem doado.
A igreja foi condenada em primeira instância a devolver o ônibus, mas recorreu da decisão, justificando que uma perícia feita depois da doação supostamente comprovaria que o fiel estava em plenas capacidades cognitivas.
A 28ª Câmara de Direito Privado analisou o recurso e entendeu que a perícia foi realizada nove anos após a doação, o que “não afasta o relatório psicológico contemporâneo”. A decisão foi publicada no último dia 9.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STJ julga caso de mulher que busca recuperar R$ 101 mil doados à Igreja Universal
Por Wendal Carmo
A tentativa de conciliação entre Igreja Universal e Netflix sobre ‘O Diabo no Tribunal’
Por CartaCapital