Justiça

assine e leia

Direito de resistência

O filme Marighella, de Wagner Moura, baseado na biografia escrita por Mário Magalhães, trouxe para as telas dos cinemas um recorte da vida do guerrilheiro que comandou o maior grupo armado de oposição à ditadura, a Ação Libertadora Nacional. Desde o lançamento, muito esforço tem […]

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O filme Marighella, de Wagner Moura, baseado na biografia escrita por Mário Magalhães, trouxe para as telas dos cinemas um recorte da vida do guerrilheiro que comandou o maior grupo armado de oposição à ditadura, a Ação Libertadora Nacional. Desde o lançamento, muito esforço tem sido feito por setores da direita para deslegitimar o caráter heroico da conduta do combatente baiano. Isso porque, na visão dos críticos, Marighella, identificado com a ideologia leninista-marxista, pretendia, na realidade, substituir o regime militar por uma ditadura comunista.

Ainda que esse debate sobre as convicções ideológicas de Marighella seja possível sob alguma perspectiva sociológica, a questão de sua atuação contra a ditadura é muito mais complexa do que um juízo reduzido como esse. O debate acerca da figura de Marighella, nesse contexto específico, deve ser feito sob a perspectiva do constitucionalismo e dos direitos, lembrando que ele sacrificou a vida para exercer um direito humano absolutamente relevante para a democracia, que é o direito de resistência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo