CartaExpressa
Aposentadoria de Barroso do STF é oficializada no Diário Oficial
O ministro anunciou sua decisão de deixar a Corte na última quinta-feira e deve ficar no Supremo até este sábado


O presidente Lula (PT) assinou o pedido de aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal. O documento, também assinado pelo ex-STF e atual ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial nesta quarta-feira 15.
Barroso anunciou sua decisão de deixar a Corte na última quinta-feira 9, no encerramento da sessão plenária. Segundo o ministro, que deve ficar no STF até este sábado, seus planos envolvem a carreira acadêmica e “servir o Brasil como um intelectual público”.
Com a saída do ministro, Lula poderá indicar um novo nome para a cadeira vaga no Supremo. Três figuras são tidas como favoritas em Brasília: o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o advogado-geral da União Jorge Messias e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União.
Em outra frente, movimentos da sociedade civil defendem que Lula escolha uma mulher para o posto. Entre as possíveis futuras ministras estão Edilene Lobo, ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Maria Elizabeth Rocha, presidenta do Superior Tribunal Militar, e Daniela Teixeira, ministra do Superior Tribunal de Justiça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula se reúne com ministros do STF no Alvorada para discutir sucessão de Barroso
Por Vinícius Nunes
Barroso formaliza aposentadoria antecipada e ficará no STF até sábado
Por CartaCapital