CartaExpressa
AGU notifica e X remove postagem de intolerância religiosa
O usuário denunciado escreveu uma mensagem contra judeus e muçulmanos
A Advocacia-Geral da União informou, nesta quinta-feira 19, que a rede social X (antigo Twitter) removeu uma postagem com conteúdo de intolerância religiosa contra judeus e mulçumanos. O post foi retirado do ar após o braço jurídico do governo federal acionar a plataforma extrajudicialmente e comunicar a disseminação de conteúdo ilegal.
A publicação em questão foi motivada por uma reportagem jornalística que tratava do crime de injúria racial cometido contra uma pessoa muçulmana em Barueri (SP). Nela, o usuário denunciado escreveu: “temos de cortar o mal pela raiz, seja judeu ou muçulmano”.
Para a AGU, a mensagem extrapolou os limites de liberdade de expressão e não pode servir de salvaguarda para a prática criminosa. A notificação foi encaminhada pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vini Jr. acusa meia-atacante do Benfica de racismo em jogo da Champions League
Por CartaCapital
STF derruba lei de município do Paraná que instituiu o ‘Programa Escola Sem Partido’
Por Maiara Marinho



