Esporte

Uefa abre investigação por ‘comportamentos discriminatórios’ contra Vini Jr.

O jogador brasileiro diz ter sido alvo de insultos racistas proferidos pelo argentino Gianluca Prestianni

Uefa abre investigação por ‘comportamentos discriminatórios’ contra Vini Jr.
Uefa abre investigação por ‘comportamentos discriminatórios’ contra Vini Jr.
O atacante argentino do Benfica, número 25, Gianluca Prestianni, cobre a boca enquanto discute com o atacante brasileiro do Real Madrid, número 7, Vinicius Junior, que se queixou de supostos insultos racistas durante o jogo de ida da fase eliminatória da Liga dos Campeões. Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Apoie Siga-nos no

A Uefa anunciou, nesta quarta-feira 18, a abertura de uma investigação sobre as “acusações de comportamentos discriminatórios” contra o brasileiro Vinícius Júnior, que denunciou insultos racistas do argentino Gianluca Prestianni na partida Benfica-Real Madrid da Liga dos Campeões.

Em um comunicado, a Uefa anunciou que “foi nomeado um inspetor especializado em ética e questões disciplinares para investigar as acusações de comportamento discriminatório”.

Depois de abrir o placar aos 5 minutos do segundo tempo na partida vencida por 1-0 pelo time espanhol – o jogo de ida da repescagem da Liga dos Campeões -, Vini Jr. comemorou diante dos torcedores do Benfica, o que provocou uma discussão acalorada com vários jogadores da equipe portuguesa e rendeu um cartão amarelo ao brasileiro.

Quando parecia que a partida recomeçaria, o brasileiro correu em direção ao árbitro apontando para Prestianni, aparentemente para dizer que o jogador argentino o havia chamado de “macaco”.

A partida permaneceu interrompida por quase 10 minutos pelo árbitro francês François Letexier, que decidiu retomá-la sem outras punições.

O francês Aurélien Tchouaméni, meia do Real Madrid, comentou que “isso é inaceitável. Vini nos contou que o cara o havia chamado de macaco escondendo a boca sob o uniforme”.

No Instagram, Vini Jr. comentou que “os racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos”.

O astro francês Kylian Mbappé, também do Real Madrid, afirmou que Prestianni “não merecia” jogar a Liga dos Campeões.

“Não podemos aceitar que um jogador que participa da melhor competição de futebol da Europa se comporte dessa maneira”, comentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo