Economia
TVE Bahia anuncia veto a propagandas de bets em transmissões de futebol
Segundo a emissora, a decisão resulta dos prejuízos sociais, econômicos e psicológicos causados pelas apostas



A TV Educativa da Bahia decidiu vetar a exibição de anúncios de empresas de apostas esportivas – conhecidas como bets – durante as transmissões de campeonatos de futebol. O comunicado foi divulgado nesta terça-feira 1°, em meio às discussões sobre o endividamento e a dependência decorrentes desses jogos virtuais.
Segundo a emissora, a decisão resulta dos prejuízos sociais, econômicos e psicológicos causados pelas apostas, cujo impacto é ainda maior entre trabalhadores, jovens e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.
“Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas; pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos e os impactos perversos e educar a população”, argumentou o diretor-geral da TVE, Flávio Gonçalves.
O debate em torno das bets ganhou força após um estudo produzido pelo Banco Central mostrar que cerca de 24 milhões de pessoas físicas participam de jogos de azar e apostas no País.
Entre os beneficiários do Bolsa Família, principal programa de transferência de renda, mais de 5 milhões de usuários destinaram dinheiro às casas de apostas virtuais somente em agosto. Foram mais de 3 bilhões gastos nesse período – um montante que corresponde a 20% do valor total repassado pelo programa.
A estimativa do BC considera os consumidores que realizaram ao menos uma transferência via Pix para essas empresas em agosto. A grande maioria dos apostadores tem entre 20 e 30 anos, aponta o relatório.
O valor médio mensal das transferências aumenta conforme a idade. Para os mais jovens, os aportes chegam aos 100 reais por mês. Já os mais velhos destinam mensalmente mais de 3 mil reais.
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