Esporte

Trump diz que participação do Irã na Copa do Mundo não é ‘apropriada’

O presidente dos EUA afirmou haver risco à segurança dos jogadores durante a competição

Trump diz que participação do Irã na Copa do Mundo não é ‘apropriada’
Trump diz que participação do Irã na Copa do Mundo não é ‘apropriada’
Donald Trump. Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira 12 não considerar “apropriada” a participação da seleção do Irã na Copa do Mundo deste ano, que acontecerá entre junho e julho nos EUA, no México e no Canadá.

“A seleção iraniana de futebol é bem-vinda à Copa do Mundo, mas, sinceramente, não acredito que seja apropriado que eles estejam lá, para a própria segurança deles“, disse o presidente em sua rede Truth Social.

  1. A participação iraniana no Mundial está em xeque. Na quarta-feira 11, o ministro dos Esportes do país, Ahmad Donyamali, declarou que a seleção não estará no torneio, por não haver condições mínimas de segurança após os ataques que mataram o aiatolá Ali Khamenei, dando origem a mais uma guerra no Oriente Médio.

“Considerando que esse regime corrupto [dos EUA] assassinou nosso líder, não podemos participar da Copa, sob nenhuma circunstância”, enfatizou Donyamali à imprensa estatal. “Eles nos forçaram a entrar em duas guerras em nove meses, e mataram e martirizaram milhares de iranianos. Assim, não podemos estar presentes.”

Ainda na quarta-feira, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi às redes sociais para tentar tranquilizar o mundo do futebol. Disse ter conversado na véspera com Trump e que o presidente dos EUA afirmou que o time iraniano é “bem-vindo” no país. A mensagem do republicano nesta quinta, porém, mostra que a situação não é tão simples.

A seleção iraniana, uma das primeiras a garantir vaga pelas eliminatórias continentais, foi sorteada para o grupo G da Copa do Mundo, com Bélgica, Egito e Nova Zelândia. Os três jogos da equipe estão marcados para os Estados Unidos: dois em Los Angeles e um em Seattle.

A guerra já teve impactos diretos no esporte iraniano, e a seleção feminina de futebol teve baixas durante a Copa da Ásia. Algumas atletas deixaram de cantar o hino nacional antes da primeira partida na competição, um protesto que teve repercussão no país. Pelo menos cinco atletas pediram – e receberam – asilo na Austrália, onde acontece a competição.

Se confirmada a ausência, o Irã será o primeiro país a desistir de enviar sua seleção para uma Copa em 76 anos. Em 1950, no primeiro Mundial disputado no Brasil, as seleções da França, da Escócia, da Turquia e da Índia abriram mão de participar, mesmo estando classificadas. Aquela foi a primeira Copa do Mundo disputada após a Segunda Guerra Mundial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo