Esporte

Santos prepara despedida de ‘realeza’ para Pelé na Vila Belmiro

Desde sexta-feira, a Vila Belmiro passou a ser palco de uma intensa movimentação para a montagem da despedida de Pelé no meio do campo onde estreou em novembro de 1956

Santos prepara despedida de ‘realeza’ para Pelé na Vila Belmiro
Santos prepara despedida de ‘realeza’ para Pelé na Vila Belmiro
Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas
Apoie Siga-nos no

O Santos Futebol Clube preparou nos últimos meses uma operação especial para a despedida de Pelé com centenas de protocolos desenvolvidos para serem acionados assim que a notícia da morte de Edson Arantes do Nascimento fosse confirmada, o que ocorreu nesta quinta-feira 29.

O ex-jogador estava internado em São Paulo desde 29 de novembro para tratar um câncer de cólon e uma infecção respiratória. O câncer que acometeu o Rei do Futebol abrange múltiplos tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto.

Desde a última sexta-feira 23, a Vila Belmiro passou a ser palco de uma intensa movimentação para a montagem da despedida de Pelé no meio do campo onde estreou em novembro de 1956 e marcou 288 gols de sua carreira.

A cerimônia na Vila Belmiro será aberta ao público e as pessoas que forem se despedir do rei do futebol terão a oportunidade de se aproximar em fila indiana de onde descansa o corpo de Pelé. Os visitantes não poderão parar de caminhar em nenhum momento desde a entrada entre os portões 1 e 2 até a saída pelo portão 7. Os fãs não poderão se aproximar do caixão para tocá-lo.

Segundo o G1 são esperadas a presença do atual presidente Jair Bolsonaro e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, além de grandes nomes da história do futebol mundial e jogadores ainda em atividade.

O funeral será dividido em quatro tipo de acessos. Na estrutura montada no meio de campo, onde repousará o corpo do ídolo, apenas familiares, o presidente da república e os ídolos eternos do Santos poderão ter acesso. No memorial das Conquistas terão acesso governadores, senadores e deputados. O salão de mármore contará com membros do clube e alguns convidados e, por último, os acessos às ruas serão utilizados pelos fãs.

O corpo deverá seguir em cortejo por várias ruas de Santos após a homenagem. A operação será coordenada pela Polícia Militar e a Guarda Municipal. Após todas as despedidas, o corpo será levado para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde será sepultado em cerimônia reservada para amigos íntimos e familiares.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo