Esporte
Real Madrid apresenta à Uefa ‘todas as provas’ do incidente racista contra Vini Jr.
O clube espanhol chamou o episódio de ‘inaceitável’
O Real Madrid anunciou nesta quinta-feira 19 que apresentou “todas as provas disponíveis” à Uefa sobre os incidentes ocorridos na terça-feira, no jogo de ida da repescagem da Liga dos Campeões contra o Benfica em Lisboa, marcado pelas acusações de racismo feitas por Vinícius Júnior contra o argentino Gianluca Prestianni.
“Nosso clube colaborou de forma ativa com a investigação aberta pela Uefa após os inaceitáveis episódios de racismo vividos durante a partida”, afirmou o Real Madrid em um comunicado.
O clube espanhol afirma que está agradecido pelo “apoio unânime, o suporte e o carinho que o nosso jogador Vinícius Jr. recebeu de todos os setores do futebol mundial”. E acrescenta que “continuará trabalhando, em colaboração com todas as instituições, para erradicar o racismo, a violência e o ódio no esporte e na sociedade”.
A Uefa anunciou na quarta-feira a abertura de uma investigação sobre as acusações de “comportamento discriminatório” por parte de Gianluca Prestianni, acusado por Vinícius de tê-lo chamado de “macaco” durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0.
As acusações foram negadas pelo argentino em sua conta no Instagram, mas foram confirmadas, entre outros, pelo atacante do clube espanhol Kylian Mbappé.
Diversos vídeos que circulam nas redes sociais e foram divulgados pela imprensa espanhola mostram comportamentos racistas de vários torcedores portugueses nas arquibancadas, o que explica o plural – “episódios inaceitáveis” – utilizado pelo Real Madrid no seu comunicado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministérios manifestam solidariedade a Vini Jr. e dizem que vão acompanhar investigação
Por Wendal Carmo
Presidente da Fifa se manifesta sobre novo episódio de racismo sofrido por Vini Jr.
Por CartaCapital

