Esporte
Projeto que proíbe a venda de bebida em estádios de futebol avança na Câmara
A menos que deputados apresentem um recurso, a proposta não terá de passar pelo plenário
A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a venda, a distribuição e o porte de bebidas alcoólicas nos campeonatos profissionais de futebol de âmbito nacional.
Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios é regulada por leis estaduais e municipais.
O relator da matéria é o deputado Delegado da Cunha (PP-SP), que modificou a versão original sem alterar o mérito. A votação ocorreu na última quarta-feira 30.
Uma das mudanças incluiu a proibição à venda e ao porte de garrafa de vidro no raio de 500 metros de arenas esportivas em dias de jogos profissionais de futebol válidos por campeonatos nacionais e regionais.
“Apesar de a violência praticada por torcedores não ter um único agente causador, o consumo de bebida alcóolica pode ser um dos agentes desencadeadores de conflitos violentos, inclusive no futebol”, alegou.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça. A menos que haja um recurso, portanto, ele não terá de passar pelo plenário.
(Com informações da Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Federação Paulista proíbe Mancha Alviverde nos estádios por recomendação do MP
Por CartaCapital
STF confirma leis de São Paulo que proíbem a venda de bebida alcoólica nos estádios
Por CartaCapital
Estudo vê violação em reconhecimento facial de crianças nos estádios
Por Agência Brasil


