Esporte

Ousmane Dembélé, do PSG, conquista sua 1ª Bola de Ouro

O atacante anotou 35 gols e 16 assistências e venceu a Liga dos Campeões, a Ligue 1 e a Copa da França

Ousmane Dembélé, do PSG, conquista sua 1ª Bola de Ouro
Ousmane Dembélé, do PSG, conquista sua 1ª Bola de Ouro
Ousmane Dembélé, do PSG, conquista sua primeira Bola de Ouro, em 22 de setembro de 2025. Foto: Franck Fife/AFP
Apoie Siga-nos no

O atacante do Paris Saint-Germain Ousmane Dembélé venceu a Bola de Ouro nesta segunda-feira 22, em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, tornando-se o sexto jogador francês a receber a grande honraria do futebol.

O nome do camisa 10 parisiense foi anunciado pelo ex-craque Ronaldinho Gaúcho na última premiação da noite, em meio a aplausos da maioria dos espectadores, que gritavam seu nome momentos antes.

Seus 35 gols e 16 assistências, além dos títulos da Liga dos Campeões, da Ligue 1 e da Copa da França pelo PSG, pesaram bastante na votação dos jornalistas, colocando o atacante à frente do espanhol Lamine Yamal.

“Obrigado, estou realmente sem palavras. Foi uma temporada incrível com o Paris Saint-Germain. Sou grato ao PSG, que me contratou em 2023”, disse Dembélé ao receber o prêmio.

“Praticamente ganhamos tudo, este troféu individual foi conquistado pela equipe”, acrescentou. “A Bola de Ouro não era um objetivo na minha carreira, mas trabalhei para que a equipe vencesse a Liga dos Campeões.”

Ousmane Dembélé viveu uma verdadeira transformação em apenas alguns meses. O jogador elogiado pelos seus dribles, mas criticado por marcar poucos gols, agora é um finalizador.

Sob a batuta do técnico Luis Enrique, aumentou ainda mais sua influência sobre a equipe, participando constantemente da construção de jogo.

O PSG colocou cinco jogadores no Top 10: além de Dembélé, o meia português Vitinha (3º), o lateral-direito marroquino Achraf Hakimi (6º), o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma (9º) e o lateral-esquerdo português Nuno Mendes (10º).

O atacante brasileiro Raphinha, do Barcelona, ficou em quinto.

O PSG também recebeu o prêmio de melhor equipe masculina da temporada.

O Troféu Gerd Müller de artilheiro da temporada foi para o sueco Viktor Gyökeres, que na última janela de transferências trocou o Sporting de Lisboa pelo Arsenal. No feminino, a vencedora foi a polonesa Ewa Pajor, do Barcelona.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo