Esporte
Morre Roberto Dinamite aos 68 anos, o maior ídolo do Vasco
Dinamite trouxe ao clube o título de campeão Brasileiro em 1974 e foi cinco vezes campeão do campeonato Carioca


Morreu neste domingo 8 Carlos Roberto de Oliveira, popularmente conhecido como Roberto Dinamite, aos 68 anos. Ele foi um dos grandes artilheiros da história do Vasco e o jogador com mais jogos pelo clube.
Dinamite trouxe ao clube o título de campeão Brasileiro em 1974, cinco vezes campeão do campeonato carioca (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992) e duas edições do Troféu Ramón de Carranza (1987 e 1988). O jogador também detém o título de maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, e do Campeonato Carioca com 279.
Durante a sua trajetória, Dinamite também fez história vestindo as camisas do Barcelona, da Espanha, da Portuguesa e da seleção Brasileira. Ele presidiu o clube Vasco entre 2008 e 2014.
O craque também fez carreira política e se elegeu vereador em 1992 pelo PSDB, em sequência deputado federal em 1994 – cargo em que foi reeleito por mais quatro mandatos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.