Esporte

Jordânia se classifica para sua 1ª Copa do Mundo; Coreia do Sul também garante vaga

A Copa do Mundo de 2026 contará com 48 seleções e será co-sediada por Estados Unidos, Canadá e México

Jordânia se classifica para sua 1ª Copa do Mundo; Coreia do Sul também garante vaga
Jordânia se classifica para sua 1ª Copa do Mundo; Coreia do Sul também garante vaga
Os torcedores da Jordânia comemoram enquanto assistem à partida de futebol da Copa do Mundo da FIFA de 2026 entre Jordan e Omã nas telonas nas telonas no salão Prince Hamza, na Cidade dos Esportes, em Amã. Créditos: Khalil MAZRAAWI / AFP
Apoie Siga-nos no

A Jordânia se classificou para sua primeira Copa do Mundo nesta quinta-feira 5, após uma vitória por 3 a 0 sobre Omã na penúltima rodada das Eliminatórias Asiáticas.

Com esse triunfo, a Jordânia, segunda colocada do Grupo B, não pode mais ser alcançada pelo Iraque (3º), que perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul, primeira colocada e também classificada.

Na última rodada, os sul-coreanos vão enfrentar o Kuwait, enquanto a Jordânia terá como adversário o Iraque.

Os jordanianos, comandados pelo técnico marroquino Jamal Sellami, venceram graças a um hat-trick de Ali Olwan, com um de seus três gols sendo marcado de pênalti.

Oh Hyeon-gyu e Kim Jin-gyu marcaram para a Coreia do Sul contra uma seleção iraquiana que ficou reduzida a dez jogadores logo aos 26 minutos, após a expulsão de Ali Al-Hamadi que cometeu uma falta em Cho Yu-min.

“Nossa equipe mereceu esta classificação histórica. Estamos orgulhosos dos jogadores e dos responsáveis”, declarou o Rei Abdullah II da Jordânia em um comunicado.

O Iraque está em terceiro no Grupo B, com Omã e Palestina ainda com chances de avançar para a quarta fase das Eliminatórias. A Palestina, que derrotou o Kuwait por 2 a 0 em Ardhiya, recebe Omã na terça-feira, enquanto o Iraque enfrenta a Jordânia em Amã.

Coreia do Sul e Jordânia se tornaram o nono e o décimo países, respectivamente, a se classificarem para a Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 seleções e será co-sediada por Estados Unidos, Canadá e México.

As duas seleções se juntam assim aos três países-sede, além do Uzbequistão — também classificado nesta quinta-feira —, Japão, Nova Zelândia, Irã e a campeã mundial Argentina.

Uzbequistão faz história

Mais cedo, o Uzbequistão selou sua classificação histórica para a Copa de 2026, depois de um empate em 0 a 0 contra os Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi.

O país, independente desde 1991, depois da queda da União Soviética, vai participar do Mundial pela primeira vez em sua história, aproveitando a ampliação do torneio de 32 para 48 seleções.

Segunda colocada do Grupo A das Eliminatórias Asiáticas, atrás do já classificado Irã, a seleção uzbeque tem quatro pontos de vantagem sobre os Emirados árabes Unidos e não poderá ser alcançada na última rodada.

Guiado por suas duas estrelas, o zagueiro do Manchester City Abdukodir Khusanov e seu capitão, o atacante da Roma Eldor Shomurodov, o Uzbequistão conta com uma boa safra de jogadores, como mostraram os resultados nas competições de base; venceu a Copa Asiática Sub-20 de 2023.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo