Esporte
Governo do Rio autoriza volta do público aos estádios de futebol
Só podem se beneficiar das medidas municípios que estejam com bandeira amarela ou verde no plano de flexibilização
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, publicou nesta quinta-feira 24 um decreto que autoriza a volta do público aos jogos de futebol. O texto consta em edição extra do Diário Oficial.
Os visitantes serão limitados em 30% da capacidade do estádio. Só poderão se beneficiar das medidas os municípios que estiveram com bandeira amarela ou verde da fase de flexibilização da quarentena.
Há regras específicas para os clubes e estádios, conforme o “Plano de Retorno dos Torcedores aos Estádios de Futebol” – elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aprovado pelo Ministério da Saúde.
Entre as obrigações, estão o distanciamento de no mínimo dois metros entre os torcedores, a distribuição de álcool em gel e a medição de temperatura na entrada do estádio.
Apesar de aprovado pelo Ministério da Saúde, o plano da CBF não parece ter adesão de todos os estados. O governo de São Paulo, por exemplo, afirmou que não irá promover a reabertura neste momento.
O Rio teve 113 mortes e apresentou 1.129 novos casos de coronavírus no último período medido pelo Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (Conass), que atualizou o portal às 18h da quarta-feira 23.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



