Esporte

Estreia

Futebol além das quatro linhas

por Redação — publicado 19/04/2017 13h06
O site Chuteira FC, que trata o esporte com inteligência, é o novo parceiro de CartaCapital

O site ChuteiraFC é o mais novo parceiro do novo projeto editorial de CartaCapital. Criado em dezembro de 2016 por três renomados jornalistas esportivos, Luiz Antônio Prósperi, Luis Augusto Monaco e Mateus Silva Alves, o site trata exclusivamente de futebol, de uma forma inteligente, longe da tradicional cobertura de treinos, jogos e resultados.

“Pretendemos fornecer uma diversidade de análises, opiniões e debates com jornalistas, ensaístas, escritores, ex-jogadores que tratam o futebol a sério. A criação é coletiva. Colaboradores e editores têm total liberdade para expor seus pensamentos. Formamos uma equipe de muita experiência em coberturas de Copas do Mundo, de trabalho em redações de grandes jornais, sites e reportagens”, afirma Prósperi. 

O site estreou em grande estilo, com uma entrevista exclusiva com Felipão. Nela, o ex-técnico da Seleção Brasileira falou pela primeira vez a jornalistas nativos a respeito do 7 a 1 contra a Alemanha na Copa de 2014 e revelou não sentir o único culpado pela derrota, assim como não pode ser considerar o responsável pela conquista do penta na Copa de 2002. A repercussão foi além do esperado para uma estreia e foi republicada em sites e jornais do Brasil e da Europa, repercutindo também na Fifa, que publicou trechos da entrevista em seu site oficial.

Além do trio fundador, o Chuteira FC reúne colaboradores do quilate do escritor premiado Luiz Ruffato, o ex-jogador Alex (Palmeiras e Cruzeiro), o jornalista José Eduardo Carvalho (editor de esportes de grandes jornais de São Paulo), o ensaísta Carles Martí, radicado em Valencia, na Espanha, o professor e cronista Chico Bicudo, o comentarista Eduardo Castro (no Rio de Janeiro), e com a charge (semanal) do cartunista e ilustrador Eduardo Baptistão (ex-Estadão).

“Procuramos atualizar o site diariamente com análises e informações exclusivas dos principais acontecimentos do futebol, reportagens, entrevistas, personagens”, diz Monaco. "E ainda um brinde ao leitor com a edição semanal do Chutcast, podcast do Chuteira FC, sempre com um debate atual e belas histórias vividas pela equipe do site."

Alves ressalta outra atração do Chuteira FC: "O Jogo da Minha Vida", série de episódios em que ex-jogadores que marcaram história no nosso futebol falam do jogo mais marcante, emblemático, da sua carreira."

O novo projeto digital de CartaCapital propõe-se a ser um espaço de reunião e compartilhamento de conteúdos que contribuam para um debate sobre a igualdade de oportunidades, democracia, criação de um projeto nacional, bom uso do dinheiro público, desenvolvimento sustentável e liberdades individuais.

Conheça um pouco mais os fundadores do Chuteiras FC.

Luiz Antônio Prósperi

Jornalista com carreira dedicada ao esporte desde 1984, cobriu sete Copas do Mundo: Itália (1990), EUA (1994), França (1998), Coreia do Sul e Japão (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2010) e Brasil (2014). Esteve também nas Eurocopas de 1992 na Suécia e 1996 na Inglaterra. Copa das Confederações de 2005 na Alemanha e 2009 na África do Sul. Repórter, editor, colunista e blogueiro, trabalhou no Jornal da Tarde e em O Estado de S. Paulo de 1984 a fevereiro de 2016. Foi comentarista de futebol na Rádio Estadão, de janeiro de 2013 a fevereiro de 2016. Administra o Blog do Prósperi (blogdoprosperi.com).

Luis Augusto Monaco

Jornalista esportivo desde 1989, trabalhou nas seguintes redações: Notícias Populares, Diario Popular, PSN, Jornal da Tarde e Estadão. Cobriu quatro Copas do Mundo, duas Copas América, uma Copa das Confederações, Mundial de Clubes, jogos de Eliminatórias para a Copa do Mundo, Libertadores da América e amistosos da Seleção Brasileira.

Mateus Silva Alves

Profissional do jornalismo esportivo desde 1997, atuou como repórter ou editor nos principais jornais de São Paulo (Lance!, Diário Popular/Diário de São Paulo, Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo), tendo no currículo a cobertura de duas Copas do Mundo, uma Olimpíada, uma Copa das Confederações e uma Copa América, além de amistosos da Seleção Brasileira e diversas competições internacionais como a Copa Libertadores da América.