Esporte
FIFA suspende as federações de Congo e Paquistão
A punição impede as seleções dos dois países de participar de competições internacionais de futebol


A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta quinta-feira 6 que suspendeu as federações do Congo (Fecofoot) e do Paquistão (PFF), o que impede as seleções dos dois países de participar de competições internacionais.
A República do Congo foi suspensa “até segunda ordem” por “um problema especialmente sério de ingerência”, apontou a FIFA em um comunicado.
Os “Diabos Vermelhos” do Congo deveriam disputar dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 em março, contra Tanzânia e Zâmbia. A equipe ocupa a quinta e última colocação do Grupo F, liderado pelo Marrocos.
Por sua vez, o Paquistão foi suspenso por ainda não ter revisado seus estatutos eleitorais. A punição será retirada “se o congresso da PFF adotar a constituição apresentada pela Fifa à Confederação Asiática de Futebol”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Uh, vai ser preso’: vascaínos provocam Bolsonaro em estádio no DF; assista
Por CartaCapital
Vinicius Júnior é eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa
Por CartaCapital
Menino Gui, xodó dos vascaínos, é eleito o torcedor do ano pela Fifa
Por CartaCapital