Esporte

Fifa impede Bélgica de usar camisa com a palavra ‘Love’

Para ir à campo na Copa do Catar, a camisa terá de passar por modificações

Fifa impede Bélgica de usar camisa com a palavra ‘Love’
Fifa impede Bélgica de usar camisa com a palavra ‘Love’
Camisa da Bélgica vetada pela Fifa. Créditos: Reprodução / seleção belga
Apoie Siga-nos no

A Bélgica, que já tinha sido impedida pela Fifa de usar a braçadeira com as cores do arco-íris durante a Copa do Mundo em apoio ao coletivo LGBTQIA+, também não vai usar seu segundo jogo de camisas, nas quais está escrita a palavra “Love” (“Amor” em inglês), informou nesta segunda-feira a Real Federação Belga de Futebol (RBFA).

Essa camisa, em grande parte branca, mas com partes nas cores do arco-íris, traz a palavra “Love” na gola e essa menção, segundo a RBFA, geraria problemas para a Fifa. Bastaria retirar essa palavra para que o uniforme fosse validado pela organização.

“O desenho da camisa foi inspirado nos famosos fogos de artifício do festival de música Tomorrowland e representa os valores comuns de diversidade, igualdade e inclusão”, explicou a federação belga ao apresentar o uniforme em setembro.

Este veto não afetaria a Bélgica ao menos durante a fase de grupos, já que está previsto que a equipe use em seus três jogos o uniforme número um, de cor vermelha.

Os sete times europeus que pretendiam usar no Mundial do Catar a braçadeira ‘One Love’ contra a discriminação desistiram da iniciativa nesta segunda-feira diante da ameaça de punições esportivas.

“A Fifa foi muito clara. Vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras em campo. Como federações nacionais, não podemos pedir a nossos jogadores que se arrisquem a sanções esportivas, incluindo cartões amarelos”, escreveram essas sete federações.

“Os jogadores e treinadores da Bélgica são grandes defensores da inclusão e continuarão mostrando seu apoio por outras vias”, disse a RBFA, que também informou que terá “um olhar crítico em suas relações com a Fifa” a partir de agora.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo