Esporte
Egito pede à Fifa para sediar jogos da Copa do Mundo de 2034
A entidade máxima do futebol designou à Arábia Saudita a organização do mundial


O presidente da Federação Egípcia de Futebol, Hany Abo Rida, durante a assembleia-geral da Confederação Africana (CAF) nesta quarta-feira 12, pediu à Fifa que seu país receba jogos da Copa do Mundo de 2034, cuja organização foi designada à Arábia Saudita.
A seleção do Egito foi a primeira do continente africano a participar de uma edição do Mundial de futebol, em 1934.
Dirigindo-se ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, que estava presente no evento no Cairo, Rida afirmou estar confiante de que o Egito “terá a honra de sediar e organizar um dos grupos do Mundial de 2034”.
“A Arábia Saudita terá plena capacidade de sediar uma Copa do Mundo histórica”, disse o dirigente do futebol egípcio.
Em 11 de dezembro do ano passado, durante um congresso da Fifa, a Arábia Saudita, candidata única, foi designada oficialmente como sede da Copa de 2034, e se tornará o terceiro país árabe a receber o evento, depois do Catar (2022) e do Marrocos (2030).
A edição de 2030 também terá como organizadores Espanha e Portugal. A Fifa também aprovou jogos no início do torneio no Uruguai, no Paraguai e na Argentina, em comemoração ao centenário da primeira edição do Mundial, no Uruguai (1930).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

ONGs de direitos humanos criticam Fifa por escolha de Arábia Saudita como sede da Copa de 2034
Por RFI
Copa de 2034 na Arábia Saudita põe vidas risco, dizem ONGs e torcedores
Por AFP
Fifa confirma Copa de 2030 em 6 países; em 2034, Mundial será na Arábia Saudita
Por AFP