Esporte

Corpo de Pelé será enterrado nesta terça-feira em Santos

Milhares de fãs fazem fila na Vila Belmiro, estádio do Santos FC, para o último adeus ao Rei do futebol

Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Apoie Siga-nos no

Depois de 24 horas de vigília no estádio da Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo, o corpo de Pelé será conduzido em um cortejo pela cidade, antes de repousar em um cemitério vertical, com vista para o gramado de seu clube do coração.

Milhares de fãs se despedem do Rei do futebol, que também recebeu homenagens de muitas personalidades. O presidente Lula é esperado no velório nesta terça-feira 3, em seu primeiro deslocamento após a posse.

O corpo de Pelé será enterrado a cerca de um quilômetro do estádio da Vila Belmiro, após um cortejo que deve passar perto da casa da mãe dele, dona Celeste, de 100 anos, e que não foi informada da morte do filho por questões de saúde.

Durante toda a segunda-feira 2, fãs de vários estados e muitos estrangeiros passaram diante do corpo do ex-jogador, exposto com o caixão aberto sob uma tenda branca montada no centro do gramado do clube santista onde o craque jogou de 1956 a 1974, e que o lançou para o mundo.

Uma fila de torcedores se estendeu por cerca de dois quilômetros em frente ao local do velório, a 75 quilômetros a sudeste de São Paulo. Os fãs aplaudiam e gritavam: “Pelé, Pelé, Pelé!” “Ele é a maior estrela do futebol, tínhamos que homenageá-lo”, disse Guilherme Lombardi, 23 anos, torcedor do Santos.

Três faixas foram colocadas nas arquibancadas do estádio de de 16.000 lugares: uma mostrando Pelé com sua famosa camisa “10” e outras duas em que se lia “Viva o rei” e “Pelé 82 anos”.

Torcedores enxugavam as lágrimas e aproveitavam o momento para relembrar os gols de Pelé. “É um dia muito triste para nós, mas o Pelé teve que descansar, e nós também temos que comemorar hoje, porque, o que ele fez pelo Santos e por nós, ninguém jamais fará novamente”, disse Wesley, sócio do clube.

Fãs e torcedores de Pelé continuam prestando homenagens ao maior jogador de futebol de todos os tempos, como Wesley, torcedor do Santos

O estádio do Santos foi decorado com coroas de flores enviadas por clubes estrangeiros, como o Real Madrid, e muitas personalidades do mundo esportivo, como o jogador Neymar, que está treinando no PSG e enviou o pai para representá-lo. Ele “inspirou todas as gerações, sempre foi uma referência”, disse Neymar da Silva, o pai de Neymar, o “número 10” que igualou o número de gols de Pelé na seleção (77) durante a Copa do Mundo no Catar.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, viajou ao Brasil especialmente para homenagear aquele que muitos consideram o maior jogador de futebol de todos os tempos. “Vamos pedir a todos os países do mundo que nomeiem um de seus estádios com o nome de Pelé”, disse ele a repórteres, em Santos. “Estamos cheios de tristeza. Pelé é eterno, é um ícone do futebol mundial”, completou.

Muitos políticos também estiveram presentes, como o novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e ministros recém-empossados por Lula, assim como muitas personalidades do mundo do esporte.

Vestida de preto e em lágrimas, a terceira esposa de Pelé, Marcia Cibele Aoki, passava a mão na cabeça do ex-jogador, com quem se casou em 2016. Três dos seis filhos de Pelé também estavam presentes. Parentes prestaram uma homenagem comovente a ele, segurando as mãos em torno de seu caixão em oração.

A morte do jogador, que marcou 1.283 gols em 21 anos de carreira, a maioria pelo Santos, comoveu o Brasil. Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, passou um mês internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, até falecer por insuficiência renal e cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon, segundo o atestado de óbito divulgado pela imprensa.

Lula é aguardado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado em Santos para se despedir do lendário jogador de futebol. O petista fará a primeira viagem de seu mandato para “homenagear Pelé e se solidarizar com sua família”, anunciou a presidência.

O velório, aberto a todos, deve durar “ininterruptamente” até às 13h no horário de Brasília, logo após a passagem de Lula. Em seguida, o funeral prossegue com uma procissão pela cidade e, finalmente, uma cerimônia católica reservada aos familiares.

De acordo com os presentes, o legado de Pelé foi ter dado alegria aos brasileiros, que se transmite de uma geração a outra. Ele foi o único jogador que ganhou três copas do mundo e, de acordo com os presentes, é insubstituível: Edson Arantes do Nascimento morreu, mas Pelé é eterno.

(Com informações da RFI)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo