Esporte

Convencido de que Vini não ganhará a Bola de Ouro, Real Madrid decide boicotar cerimônia

Organizadores do prêmio afirmam que jogadores e clubes não foram informados do resultado com antecedência

Convencido de que Vini não ganhará a Bola de Ouro, Real Madrid decide boicotar cerimônia
Convencido de que Vini não ganhará a Bola de Ouro, Real Madrid decide boicotar cerimônia
Brasileiro é um dos protagonistas do futebol europeu na atualidade – Foto: Thomas Coex / AFP
Apoie Siga-nos no

O Real Madrid, convencido de que o seu atacante brasileiro Vinicius Junior, embora favorito, não será eleito vencedor da Bola de Ouro na noite desta segunda-feira 28, anunciou que boicotará a cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris.

“Se os critérios da premiação não proclamam Vinicius vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro-Uefa não respeitam o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado”, disse à AFP o clube da capital espanhola, vencedor da Liga dos Campeões em 2024.

Os organizadores da Bola de Ouro decidiram inovar este ano ao manter em segredo a identidade do vencedor até o final para evitar vazamentos para a imprensa. Nos anos anteriores, o vencedor era revelado poucos dias antes da entrega do prêmio. Todos os nomeados foram assim convidados para a cerimônia que será realizada nesta noite em Paris.

A ausência de jogadores do Real e a declaração do clube sugerem, portanto, que nem Vinicius, nem Dani Carvajal, nem Jude Bellingham, grandes destaque da conquista europeia do clube, ganharão o troféu, deixando o caminho livre para o meia espanhol Rodri, do Manchester City.

Vencedor da Euro-2024 com ‘La Roja’, Rodri, de 28 anos, foi eleito o melhor jogador do torneio pela Uefa.

O troféu da Bola de Ouro é concedido após a votação de um júri formado por jornalistas que representam as 100 primeiras nações do ranking da Fifa.

Organização nega vazamento de resultado

“Nenhum jogador nem clube sabiam, nesta segunda à tarde [horário europeu], quem ganhou” a Bola de Ouro, disse à AFP um dos organizadores da cerimônia.

“Todos os clubes e os jogadores recebem o mesmo tratamento”, acrescentou essa fonte, recordando as estritas regras de confidencialidade para essa edição de 2024, cujos vencedores serão conhecidos em uma cerimônia em Paris que começará às 19h GMT (16h em Brasília).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo