Esporte

Bruxelas é palco de vandalismo após derrota da Bélgica para Marrocos na Copa do Catar

A festa foi estragada pela violência na capital belga, onde vive uma grande comunidade de origem marroquina

Carro incendiado em Bruxelas neste domingo 27. Foto: Kenzon Tribouillard/AFP
Apoie Siga-nos no

Vários atos de vandalismo foram registrados neste domingo 27 em Bruxelas após a vitória do Marrocos sobre a Bélgica na Copa do Mundo. A seleção do país do norte da África venceu por 2 a 0, mas a festa foi estragada pela violência na capital belga, onde vive uma grande comunidade de origem marroquina.

Antes mesmo do final do jogo, no centro de Bruxelas, “várias dezenas de pessoas, algumas delas encapuzadas, procuraram confronto com as forças da ordem, o que comprometeu a segurança pública”, declarou a polícia belga em comunicado. As autoridades registraram o uso de material pirotécnico, o lançamento de projéteis, a presença de manifestantes armados com bastões, um incêndio em via pública e a destruição de um semáforo.

As forças de segurança pediram aos moradores e torcedores que evitassem determinados bairros do centro da capital belga, conhecida por sua população cosmopolita e uma grande diáspora marroquina. Várias estações de metrô foram fechadas e ruas bloqueadas para limitar as multidões.

“Um jornalista foi ferido no rosto por fogos de artifício”, segundo a polícia, que decidiu intervir com um canhão de água e gás lacrimogêneo. Carros também foram incendiados.

“Condeno veementemente os incidentes desta tarde. A Polícia já interveio com determinação. Assim, desencorajo os torcedores a irem ao centro da cidade. A Polícia usa todos os meios para manter a ordem pública”, reagiu o prefeito de Bruxelas, Philippe Close, no Twitter. “Ordenei à Polícia que proceda com as prisões administrativas dos vândalos.”

Marroquinos mais próximos das oitavas de final

O Marrocos deu, com esta vitória no Estádio Al Thumama, um grande passo para as oitavas, diante de uma Bélgica que tinha vencido o Canadá na primeira rodada. Os gols de Abdelhamid Sabiri, de falta (73), e de Zakaria Aboukhlal (90+2) deixam a seleção marroquina com 4 pontos no Grupo F, um à frente dos belgas.

Os ‘Diabos Vermelhos’, como são conhecidos os belgas, mostraram neste domingo um desempenho melhor do que contra os canadenses, mas não conseguiram encontrar o caminho do gol contra um time marroquino muito intenso defensivamente, que levou perigo nos contra-ataques e na bola parada. Os africanos, que substituíram o goleiro Bono por Munir El Kajoui na última hora, se fecharam desde o início da partida, esperando o momento ideal para atacar os belgas. Os europeus foram os donos da bola durante o primeiro tempo.

“Estamos todos decepcionados. Queríamos nos classificar hoje, mas encontramos um time marroquino muito bom”, lamentou o jogador belga Hazard em entrevista ao canal RTBF depois da partida. Na próxima quinta-feira 1º, a Bélgica volta a campo contra a Croácia pela terceira rodada, no Estádio Ahmad Bin Ali, enquanto o Marrocos enfrenta no mesmo dia o Canadá, no Estádio Al-Thumama.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo