Esporte
Brasileiras apitam semifinal entre Inglaterra e EUA na Copa do Mundo
Trio de arbitragem brasileiro fará a quarta participação no Mundial de futebol feminino disputado na França


Se engana quem pensa que o Brasil está fora da semifinal da Copa do Mundo de Futebol Feminino.
É verdade, a seleção brasileira foi eliminada nas oitavas de final pela França na prorrogação. Mas o que poucos sabem é que no estádio de Lyon, nesta terça-feira 2, três brasileiras entrarão em campo com uma missão tão importante quanto a das seleções que disputam o Mundial.
Edina Alves, Neuza Back e Tatiane Sacilotti formam o trio de arbitragem que vai apitar o jogo Inglaterra x Estados Unidos. Essa é mais uma visibilidade que a Copa do Mundo oferece para mostrar a dedicação e o talento das mulheres no futebol.
Conheça a árbitra central Edina Alves
Conheça a árbitra assistente: Neuza Back
Conheça a árbitra assistente: Tatiane Sacilotti
Inglaterra x Estados Unidos
As duas seleções se encontraram apenas uma vez em Copas do Mundo. Em 2007, na China, as americanas eliminaram as inglesas nas quartas de final com o placar de 3 x 0.
O encontro mais recente das duas equipes foi em março deste ano na Copa She Believes, realizada nos Estados Unidos. As inglesas empataram com as americanas, mas venceram o torneio preparatório para o Mundial.
Estados Unidos
São a potência do futebol feminino. Participaram de todas as edições do Mundial. Disputaram quatro das sete finais de Copas do Mundo. Perderam apenas um vez, em uma disputa acirrada nos pênaltis para o Japão em 2011. A revanche veio na Copa seguinte, quando conquistaram o tricampeonato.
A campanha das americanas na Copa da França segue impecável. Eliminaram a Espanha nas oitavas de final; e a França, nas quartas de final.
Inglaterra
O melhor resultado alcançado em Copas do Mundo foi o terceiro lugar em 2015. O sonho de conquistar o título inédito foi interrompido na semifinal, quando foi derrotada pelo Japão por 2 a 1.
A caminhada da Inglaterra neste Mundial melhora a cada etapa. Passou com facilidade nas fases eliminatórias. Mandou Camarões mais cedo pra casa nas oitavas de final; e Noruega nas quartas de final.
Holanda x Suécia
O outro jogo da semifinal da Copa do Mundo de Futebol feminino – Holanda x Suécia – está marcado para quarta-feira 3, às 16h, no estádio de Lyon.
O vencedor do jogo Inglaterra x Estados Unidos disputará a final contra o vencedor de Holanda x Suécia no domingo 7, no estádio de Lyon, às 12h.
Já os perdedores jogam no sábado 6, às 12h, no estádio de Nice, para definir o terceiro colocado.
Foto: Rodrigo Corsi/FPF
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.