Esporte
Brasil vence primeira com Ancelotti e se classifica para Copa de 2026
Jogando em São Paulo, seleção derrota Paraguai por 1 a 0


A Seleção Brasileira garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos. O feito foi alcançado na noite desta terça-feira 10, quando o Brasil derrotou o Paraguai por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Foi o primeiro triunfo da equipe canarinho sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti – que tinha estreado com um empate sem gols com o Equador, fora de casa. A vitória foi um ‘presente’ para o técnico, que completou 66 anos na terça-feira.
Aniversariante da noite, ‘Carletto’ conquistou a primeira vitória comandando a Seleção – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A vitória em casa levou a Seleção aos 25 pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, assumindo a terceira posição da classificação. Seis equipes se classificam, e Brasil não pode mais ser alcançado pela Venezuela, que está em sétimo. Assim, a vaga está garantida.
Diante dos paraguaios, Ancelotti optou por um esquema de jogo diferente do usado na estreia. Para uma partida na qual contaria com o apoio da torcida, e na qual enfrentaria um adversário conhecido pela força defensiva, o treinador optou por uma formação com apenas dois meio-campistas de ofício e quatro jogadores de frente.
Nesse quarteto ofensivo, Gabriel Martinelli ocupou a ponta esquerda, Raphinha ficava aberto pela direita, enquanto Matheus Cunha e Vinicius Júnior ficavam centralizados, mas sem guardar posição e retornando bastante para auxiliar na criação das jogadas ofensivas.
A aposta se mostrou acertada, e o Brasil assumiu o controle desde os primeiros minutos do primeiro tempo, acuando a equipe paraguaia e criando boas oportunidades de marcar. A primeira surgiu aos 11 minutos, quando Matheus Cunha cruzou rasteiro, mas Vinicius Júnior chegou atrasado e não conseguiu finalizar.
Aos 34, a Seleção ficou muito perto de marcar, quando Martinelli fez boa jogada pela esquerda e cruzou na segunda trave, onde Matheus Cunha, com muita liberdade, cabeceou sem direção.
Porém, de tanto tentar, o Brasil chegou ao gol da vitória antes do intervalo. Aos 43 minutos Raphinha partiu em velocidade pela direita, mas acabou desarmado pela defesa adversária. Matheus Cunha surgiu então em velocidade, roubou a bola, chegou à linha de fundo e cruzou para Vinicius Júnior, que teve apenas o trabalho de escorar.
Na etapa final a Seleção Brasileira até começou muito bem, criando oportunidades de ampliar a vantagem com Bruno Guimarães, Raphinha e Gerson. No entanto, o Paraguai conseguiu segurar a pressão e o placar até o apito final.
A próxima partida da Seleção Brasileira acontecerá em setembro, contra o Chile, no Brasil (ainda sem cidade definida). Na sequência, a equipe encerra a participação nas Eliminatórias enfrentando a Bolívia, fora de casa.
Outros classificados
O Equador, que empatou em 0 a 0 com o Peru, também confirmou classificação ao Mundial de 2026 nesta terça. A Argentina já tinha a vaga garantida. Uruguai, Paraguai e Colômbia estão perto de confirmar as outras vagas diretas, enquanto Venezuela e Bolívia disputam o direito de jogar a repescagem intercontinental, reservada à sétima colocada das Eliminatórias Sul-Americanas.
(Com informações da Agência Brasil.)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.