Esporte

As primeiras declarações de Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira

O italiano anunciou a lista de 25 jogadores para a rodada dupla de junho das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026

As primeiras declarações de Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira
As primeiras declarações de Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira
O italiano Carlo Ancelotti em sua apresentação como treinador da Seleção Brasileira, em 26 de maio de 2025. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O italiano Carlo Ancelotti concedeu sua primeira entrevista coletiva como técnico da Seleção Brasileira nesta segunda-feira 26 e anunciou a lista de 25 jogadores para a rodada dupla de junho das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Leia algumas das declarações (em espanhol e algumas primeiras tentativas de falar português) do treinador, que disse que trabalhará com Neymar para que o astro esteja pronto no Mundial do ano que vem e para que Vinícius Júnior alcance seu potencial máximo com a Amarelinha.

Neymar

“Tentei selecionar jogadores que estão bem. O Neymar teve uma lesão há pouco tempo. Todo mundo sabe que é um jogador muito importante e sempre será”, disse Ancelotti ao ser questionado sobre a não convocação do craque do Santos.

“Temos todos, eu, a CBF, Neymar, o mesmo objetivo: que ele esteja pronto para o Mundial”, acrescentou o italiano, que admitiu que o jogador está ciente e “de acordo” com a sua decisão.

Vini Jr.

“Estou convencido de que Vinícius Júnior vai mostrar sua melhor versão na Seleção. Vamos jogar como no Real Madrid? Depende. Se for o Real Madrid deste ano, não; do ano passado, sim”, explicou Ancelotti, depois de uma temporada decepcionante no clube espanhol.

“Vinícius é um jogador muito importante para esta seleção”, acrescentou o italiano.

“Construímos coisas que vão além do futebol. Você me defendeu e me protegeu quando eu mais precisei”, escreveu Vini em uma emotiva mensagem nas redes sociais para se despedir de Ancelotti em sua saída do Real Madrid.

Casemiro

“A Seleção precisa desse tipo de jogador, que tem carisma, personalidade, talento (…) No futebol moderno, é preciso acrescentar atitude, compromisso, sacrifício, e isso o Casemiro tem”, afirmou ‘Carletto’ sobre o volante de 33 anos, que foi seu jogador no Real Madrid.

Casemiro, que vai para sua quarta temporada no Manchester United, comemorou o anúncio da contratação de Ancelotti e disse que, “quando se tem um técnico dessa grandeza, dessa magnitude, você quer voltar para a Seleção”.

O experiente volante não era convocado desde outubro de 2023.

Filosofia

Questionado sobre sua filosofia para levar a Seleção ao hexa, Ancelotti respondeu: “Minha filosofia é que mesmo depois de 40 anos eu ainda não sei qual é a estratégia, o sistema que nos permite vencer os jogos, eu ainda não sei. Mas sei que o sistema tem de depender das características dos jogadores que você tem, para que quando eles estiverem em campo, eles se sintam confortáveis. Essa é a ideia que eu quero ter aqui também, aproveitar a enorme qualidade que este País tem nesses jogadores”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo