Esporte
Após acordo com a Havan, vice-presidente do Flamengo diz que o clube é ‘apolítico’
Patrocínio da rede que pertence ao bolsonarista Luciano Hang gerou reação de rubro-negros nas redes sociais


O anúncio de que o Flamengo fechou um acordo de patrocínio com a rede de lojas Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang, provocou forte reação de torcedores rubro-negros nas redes sociais.
Para estampar a marca na camisa do clube de maior torcida do Brasil até o fim deste ano, a Havan desembolsará 6,5 milhões de reais. Parte dos fãs flamenguistas criticou o fato de a instituição se ligar diretamente a um militante bolsonarista.
Um dos movimentos a divulgar nota de repúdio ao patrocínio é o ‘Flamengo da Gente’, que disse lamentar “a decisão da diretoria de associar a imagem do clube à empresa de um dos maiores fiadores e incentivadores de um governo responsável pela morte de centenas de milhares de brasileiros”.
Nesta terça-feira 11, o vice-presidente geral e do departamento jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, saiu em defesa do acordo com a Havan e afirmou que o clube é “apolítico”.
“O Flamengo não se envolve em política. Alguns poucos é que metem o Flamengo nisso, para extravasar suas predileções políticas. Para o Clube o que importa é pagar as contas e salários em dia e, claro, conquistar muitos títulos. FLA seguirá apolítico e querendo vencer mais e mais”, escreveu Abranches nas redes sociais.
Para que seja oficializada, a parceria entre Flamengo e Havan tem de ser chancelada pelo Conselho Deliberativo do clube. “A Havan, por sua rede de quase 160 lojas em todo o Brasil e sua grande competência comercial, será mais uma importante parceira. Estamos muito felizes em termos fechado este acordo. É mais uma empresa de sucesso que se une ao Flamengo. Agora vamos aguardar a aprovação do contrato pelos conselheiros do clube para podermos dar início aos trabalhos”, afirmou Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo.
Nas redes sociais, uma das hashtags impulsionadas por flamenguistas após o anúncio do contrato é a #ForaHavan.
Entre os clubes que já contaram com patrocínio da Havan estão o Vasco, rival do Flamengo, o Brusque, de Santa Catarina, e o Athlético Paranaense.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.