Esporte

‘Antigo sonho’ da CBF para treinar a Seleção, Ancelotti vira alvo de pedido de prisão na Espanha

Italiano, que recusou convite recente para treinar a equipe brasileira, estaria envolvido em uma suposta fraude fiscal

Foto: Thomas COEX / AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público da Espanha anunciou nesta quarta-feira (6) que vai pedir quatro anos e nove meses de prisão para o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, que deverá ser julgado em breve por suposta fraude fiscal.

Em comunicado, o MP de Madri declarou que “solicita quatro anos e nove meses de prisão” para o treinador, acusado de ter fraudado o Tesouro espanhol em mais de um milhão de euros (5,3 milhões de reais na cotação atual) entre 2014 e 2015, ao não declarar seus rendimentos de direitos de imagem.

O anúncio ocorreu horas antes do jogo de volta entre Real Madrid e RB Leipzig, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, após a vitória merengue por 1 a 0 na Alemanha.

Em julho do ano passado, a Justiça madrilena já havia anunciado que levaria o treinador a julgamento, após três anos de investigação. No entanto, o processo ainda não tem data marcada, informou o Ministério Público à AFP.

Segundo esta o MP e a administração fiscal, o treinador italiano declarou seus rendimentos como técnico do Real Madrid em 2014 e 2015, mas não os procedentes de direitos de imagem e outras fontes, como imobiliário.

“Apesar de ele próprio ter afirmado a sua condição de residente em Espanha para efeitos fiscais e de ter refletido que seu domicílio era em Madri, apenas registrou em suas declarações fiscais as remunerações pessoais de trabalho recebidas do Real Madrid”, explica o MP em nota.

Segundo o órgão, esta omissão foi voluntária, uma vez que Ancelotti recorreu a uma rede “complexa” e “confusa” de empresas “para canalizar a cobrança de direitos de imagem”, ressalta o comunicado.

Desta forma, “simulou” a cessão de seus direitos de imagem para entidades “sem atividade real” com sede fora de Espanha, “buscando assim a opacidade face ao Tesouro Público espanhol”, acrescenta.

Carlo Ancelotti teve sua primeira passagem como treinador do Real Madrid entre 2013 e 2015, antes de retornar em 2021. Ano passando, pouco antes de renovar seu contrato com o clube espanhol, ele negociou com a CBF o cargo de treinador da Seleção Brasileira de Futebol. A negociação se arrastou por meses, mas foi finalizada após o italiano aceitar uma renovação de contrato em Madrid.

(Com AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo