‘No Brasil, nem os bilionários se acham ricos’

O pobre no Brasil tem empatia com a madame, afirma o antropólogo Michel Alcoforado em novo livro

A elite brasileira está sempre convencida de que o verdadeiro abastado é o outro, ainda mais rico, sempre fora de alcance. Ao mesmo tempo, em parecer mais rica do que é. Este paradoxo é exposto pelo antropólogo Michel Alcoforado em “Coisa de Rico”, recém-lançado pela Todavia.

Resultado de 15 anos de pesquisa, o livro mergulha no cotidiano do 0,1% e do 0,01% mais rico do país e mostra como a lógica da conquista e da diferenciação molda a forma como o andar de cima se vê e justifica seus privilégios.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.