Entrevistas
‘É impossível o PT ir para o centro’, diz Edinho Silva, favorito à sucessão de Gleisi
A CartaCapital, o prefeito de Araraquara defendeu a necessidade de dialogar com os ‘setores médios’ para fortalecer a estratégia eleitoral do partido


Prefeito de Araraquara (SP) e candidato mais cotado a suceder Gleisi Hoffmann na presidência do PT, Edinho Silva afirmou nesta quinta-feira 19, em entrevista a CartaCapital, que o partido jamais rumará ao centro. Defendeu, porém, a necessidade de dialogar com os “setores médios”, a fim de fortalecer sua estratégia eleitoral.
Edinho endossa, assim, uma declaração proferida por Gleisi em entrevista jornal O Globo em 9 de dezembro. Na ocasião, ela avaliou que um movimento do PT ao centro poderia ser um “suicídio”, uma vez que marcaria um rompimento com sua base social.
“É impossível o PT ir para o centro, por suas origens, sua base social, suas alianças históricas. Não acredito que o PT vá para o centro, o partido jamais vai para o centro”, enfatizou o prefeito ao programa Fechamento, no canal de CartaCapital no YouTube. “Agora, tem de conversar com os setores médios. Só vamos avançar eleitoralmente se conseguirmos conversar com os setores médios, os mais tradicionais e os mais populares.”
Questionado sobre a tática eleitoral do partido em 2026, afirmou ser preciso refletir sobre as alianças estado por estado, contemplando a conjuntura local. Também chamou a atenção para a necessidade de o PT demonstrar força na corrida ao Senado, Casa que se converteu em obsessão da extrema-direita.
“Se o bolsonarismo chegar no Senado majoritário, estaremos mais uma vez gerando uma instabilidade absurda no País. E essa instabilidade política contamina a estabilidade econômica. Se tivermos a capacidade de construir políticas de alianças e dialogar com a realidade de cada estado, o PT pode sair mais forte do que saiu em 2022.”
Ter uma grande bancada de senadores permitiria à extrema-direita, por exemplo, pressionar pelo impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.
O PT aprovou no início deste mês o calendário e as diretrizes para sua eleição interna, marcada para 6 de julho de 2025. Haverá renovação das direções nas esferas municipal, estadual e nacional.
Edinho Silva é apresentado como o favorito do presidente Lula (PT) para comandar a legenda a partir do ano que vem.
Assista à íntegra da entrevista com Edinho Silva:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula realiza novos exames em São Paulo e deve retornar a Brasília nesta quinta
Por CartaCapital
Corte de gastos: PSOL vota em peso contra PEC do governo Lula na Câmara
Por CartaCapital
Lula sanciona com vetos regime disciplinar de policiais federais e civis do DF
Por Agência Senado