Educação

Universidades suspendem calendário de matrículas após atraso do MEC sobre aprovados no Sisu

O calendário oficial previa que os aprovados teriam entre os dias 27 e 31 de janeiro para se matricularem

Universidades suspendem calendário de matrículas após atraso do MEC sobre aprovados no Sisu
Universidades suspendem calendário de matrículas após atraso do MEC sobre aprovados no Sisu
Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Pelo menos oito instituições de ensino superior públicas decidiram suspender o calendário de matrículas, inicialmente previsto para começar na segunda-feira, devido ao atraso no envio da lista de aprovados no SISU 2025. A relação dos selecionados é enviada pelo Ministério da Educação com antecedência, para facilitar o processo de matrícula.

O calendário oficial da pasta chefiada por Camilo Santana (PT) previa que os aprovados teriam entre os dias 27 e 31 de janeiro para se matricularem nas unidades de ensino. Procurado pela reportagem, o MEC ainda não se manifestou sobre o atraso no envio da lista e nem comunicou se haverá prorrogação desse prazo. O espaço segue aberto.

Também houve atraso na divulgação da lista de aprovados no Sisu, que deveria ter saído no domingo 26 – a relação que as universidades precisam receber é diferente desta. O processo seletivo é a principal forma de ingresso no ensino superior. Estão aptos a disputar vagas candidatos que realizaram o Enem no ano passado e não tiraram zero na prova de redação.

Entre as instituições que suspenderam a matrícula estão as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Paraíba (UFPB), de Pelotas (UFPel) e de Sergipe (UFS), além do Instituto Federal de Santa Catarina. Em comunicados em suas páginas oficiais, as unidades de ensino informaram aos alunos que o cronograma segue indefinido até que recebam a lista de aprovados.

Os candidatos aprovados no Sisu 2025 devem fazer a matrícula diretamente com a instituição de ensino. Aqueles que não passaram podem manifestar interesse em participar de uma lista de espera até a sexta-feira. Assim, se sobrarem vagas, continuam concorrendo à graduação a que se inscreveu.

As convocações dos selecionados pela lista de espera podem ser realizadas entre 12 de fevereiro a 30 de setembro de 2025.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo