Educação
Série retrata experiência de 13 escolas brasileiras que inovaram na educação
Série Sementes da Educação, disponível na plataforma Videocamp, mostra escolas que conseguiram inovar os métodos educacionais, respeitando suas peculiaridades e culturas


Estreou na segunda-feira 14, na plataforma Videocamp, a série Sementes da Educação que vai mostrar a experiência de 13 escolas brasileiras que adotaram propostas pedagógicas inovadoras e transformadoras, e que assim exercem um grande impacto positivo sobre os seus alunos e sobre toda a sociedade.
Com um episódio dedicado a cada escola, a série – dirigida por Hygor Amorim e produzida pela OZ Produtora -, foca em instituições de ensino que, conseguiram inovar os métodos educacionais, respeitando suas peculiaridades e culturas, e o envolvimento da comunidade com a escola.
O conteúdo, gratuito, pode ser utilizado por profissionais da educação que, a partir de um cadastro especial, podem ter acesso a ferramentas pedagógicas, como as trilhas de investigação, que são planejamentos de aula criados para orientar o uso dos filmes em ambientes educativos.
Leia Também:
Projeto Âncora, uma nova educação para uma nova sociedade
Também é possível, pela plataforma, organizar exibições do conteúdo em escolas ou espaços não escolarizados.
Além da experiência das escolas, a série conta com a participação dos especialistas Celso dos Santos Vasconcellos, doutor em Educação pela USP; Caio Dib, jornalista e fundador do site “Caindo no Brasil”, e Rosely Sayão, psicóloga especialista em temas sobre educação de crianças e adolescentes.
Confira a lista e o trailer de cada um dos episódios:
#1 Cieja Campo Limpo, de São Paulo (SP)
#2 Escola Canadá, de Viamão (RS)
#3 EMEF Guido Lermen, de Lajeado (RS)
#4 IFET Paraná – Campus Jacarezinho, de Jacarezinho (PR)
#5 Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto (SP)
#6 EMEF Desembargador Amorim Lima, de São Paulo (SP)
#7 EM Acliméa Nascimento, de Teresópolis (RJ)
#8 Escola Municipal Cecília Meireles, de Nova Friburgo (RJ)
#9 EEEP Alan Pinho Tabosa, de Pentecoste (CE)
#10 Centro Municipal de Educação Infantil Hilza Diogo Cals, de Fortaleza (CE)
#11 Escola Pluricultural Odé Kayodê, de Goiânia (GO)
#12 Escola Janela, de Cavalcante (GO)
#13 UFABC, de Santo André (SP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.