Educação

Revista de Literatura Contemporânea da UNB deixa de circular

Responsáveis pela publicação afirmam que encerramento é fruto do desmonte da educação pública e da pesquisa no País

Apoie Siga-nos no

A revista Estudos Brasileiros de Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasília, anunciou nesta quarta-feira 26, o encerramento de suas atividades. A publicação, vinculada ao grupo de estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da universidade, alegou falta de recursos para a continuidade da trajetória iniciada em 1999, com acúmulo de 62 edições publicadas.

“Com o desaparecimento dos editais de apoio a publicações no Brasil e sem suporte institucional não há como dar continuidade ao trabalho”, afirmou o grupo de estudos, em nota. “Esta é uma das consequências do desmonte da educação pública e da pesquisa no País, especialmente na área de Humanas”, traz outra passagem do comunicado.

Ainda de acordo com os responsáveis pela publicação, as edições sempre foram realizadas com recursos insuficientes e a colaboração gratuita de professores e estudantes, ‘que roubavam tempo de seu descanso para produzi-la, por acreditarem em um projeto de reflexão crítica e plural sobre a literatura e o campo literário brasileiros atuais”.

O grupo ainda destaca as perdas ao país com o encerramento da revista, classificada como A1 na avaliação da Capes, e indexada a bibliotecas virtuais nacionais e internacionais e reconhecida por pesquisadores da área no Brasil e no exterior.

Diante desse quadro, decidimos que não podemos nos impor mais sacrifícios para continuar a editar a revista – um trabalho que não “dá pontos” no currículo, não conta na carga horária, não é remunerado e não recebe praticamente nenhum apoio ou mesmo reconhecimento. Juntaremos nossas forças para resistir em outras frentes, em defesa da democracia, da justiça social, da ciência e da educação pública.”

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo