Educação

Representantes de universidades divulgam manifesto em apoio a Haddad no 2º turno

O documento sai em defesa do papel das instituições públicas na consolidação e na renovação do Estado Democrático de Direito

Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Representantes de universidades do estado de São Paulo lançaram, nesta quinta-feira 13, um manifesto em defesa da Ciência, da Cultura e das universidades públicas, por meio do qual também declaram apoio às candidaturas de Fernando Haddad (PT) ao governo paulista e de Lula (PT) à Presidência. Haddad disputa o Palácio dos Bandeirantes com Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado por Jair Bolsonaro (PL).

O documento defende o papel das instituições públicas na consolidação e na renovação da democracia e do Estado Democrático de Direito. Os signatários mencionam especialmente as instituições de ensino e pesquisa.

“As universidades e as instituições de pesquisa têm, historicamente, no estado de São Paulo, cumprido um papel de protagonismo cultural, científico e tecnológico, que afirma os princípios da autonomia, da criatividade e da busca do conhecimento como fator de geração de riqueza, do combate à desigualdade social”, destacam.

Segundo eles, “nossa história nos coloca ao lado das lutas contra o negacionismo, o obscurantismo, o totalitarismo, o armamentismo e o milicianismo”.

“Contra o desmatamento da Amazônia, a invasão das terras indígenas, o desdém pelos acordos internacionais em favor do ambiente. Contra a cobiça que espalha destruição e fome. Contra o profetismo pernicioso dos manipuladores do medo e dos desvarios do ódio. Contra, enfim, os coveiros da felicidade, que não pode existir onde não haja simpatia humana, amor ao próximo.”

O encerramento do manifesto afirma que a vitória de Lula e Haddad representaria a retomada de rumos do País, “que não irá conviver com toda sorte de crimes e desvarios autoritário”.

O documento é assinado por 115 representantes, de reitores a ex-reitores de instituições como USP, Unicamp, Ufscar e Unesp, e está aberto para adesões da sociedade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo