Educação

PUC-SP suspende por 30 dias alunos denunciados por racismo contra estudantes cotistas

Durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos, estudantes negros foram chamados de ‘cotistas filhos da puta’ e ‘pobres’

PUC-SP suspende por 30 dias alunos denunciados por racismo contra estudantes cotistas
PUC-SP suspende por 30 dias alunos denunciados por racismo contra estudantes cotistas
Alunos da PUC gritam ofensas racistas contra alunos negros da USP durante jogos universitários. Foto: reprodução
Apoie Siga-nos no

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo decidiu nesta sexta-feira 6 suspender por 30 dias os alunos da instituição que foram acusados de racismo após chamarem estudantes negros da Universidade de São Paulo de “cotistas filhos da puta” e “pobres”.

O caso aconteceu em novembro de 2024, durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos. Segundo a PUC-SP, a suspensão vai começar a valer a partir de 1º de agosto e os alunos também terão que participar, durante um ano, de cursos ou disciplinas sobre igualdade racial, justiça social e direitos humanos.

Além disso, será criado um Código de Conduta específico para eventos estudantis esportivos. “A inciativa busca garantir que o ambiente universitário seja cada vez mais seguro, plural e comprometido com os princípios democráticos e os direitos fundamenteis”, diz a universidade em nota.

O caso ganhou destaque nas redes sociais após a circulação de um vídeo da disputa entre a USP e a PUC. Nas imagens, é possível ver estudantes da Pontifícia na arquibancada gritando frases de cunho pejorativo e fazendo gestos que simulam dinheiro, além de encenarem o lançamento de cédulas contra os adversários.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo