Projeto reúne charges do movimento sindical brasileiro

Originais de cartunistas como Laerte, Glauco, Henfil e Chico Caruso serão digitalizados para consulta do público

|||Henfil

Apoie Siga-nos no

Um acervo composto por ilustrações de renomados cartunistas brasileiros como Laerte, Glauco, Henfil, Chico Caruso, Fortuna, Jaime Leão, Gilberto Maringoni, entre outros, sobre a trajetória do movimento sindical no País compõe o projeto ‘Traços da Resistência: organização e disponibilizaçãodas ilustrações da Oboré Editora’, um dos 117 aprovados pela 17ª edição do Rumos, programa do Itaú destinado para fomento da produção artística.

Com a proposta de preservar o material por meio da digitalização e catalogação, a iniciativa abarca mais de 4,5 mil desenhos de artistas que colaboraram com a Oboré Editora. Para que o público tenha acesso aos documentos, o acervo ficará disponibilizado para consulta no Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), na Praça da Sé, região central de São Paulo.

O material é inédito e composto, em grande parte, por ilustrações originais, além de reproduções e esboços. As peças foram criadas ao longo das décadas de 1970 e 1980 e incluem charges, tirinhas, histórias em quadrinhos, vinhetas de divulgação e caricaturas.

Henfil

Sob custódia do Cedem desde 2005, o acervo pertenceu originalmente à Oboré Editora, que, nas décadas em questão, foi notória na elaboração de projetos da mídia impressa para diversas instituições do mundo do trabalho.

Assim, o material permite um vislumbre do que foi uma parte decisiva da história política do Brasil, principalmente da resistência à ditadura civil-militar por meio da imprensa alternativa e combativa que contribuiu para a formação política de movimentos sociais.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.