Educação
Projeto reúne charges do movimento sindical brasileiro
Originais de cartunistas como Laerte, Glauco, Henfil e Chico Caruso serão digitalizados para consulta do público


Um acervo composto por ilustrações de renomados cartunistas brasileiros como Laerte, Glauco, Henfil, Chico Caruso, Fortuna, Jaime Leão, Gilberto Maringoni, entre outros, sobre a trajetória do movimento sindical no País compõe o projeto ‘Traços da Resistência: organização e disponibilizaçãodas ilustrações da Oboré Editora’, um dos 117 aprovados pela 17ª edição do Rumos, programa do Itaú destinado para fomento da produção artística.
Com a proposta de preservar o material por meio da digitalização e catalogação, a iniciativa abarca mais de 4,5 mil desenhos de artistas que colaboraram com a Oboré Editora. Para que o público tenha acesso aos documentos, o acervo ficará disponibilizado para consulta no Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), na Praça da Sé, região central de São Paulo.
O material é inédito e composto, em grande parte, por ilustrações originais, além de reproduções e esboços. As peças foram criadas ao longo das décadas de 1970 e 1980 e incluem charges, tirinhas, histórias em quadrinhos, vinhetas de divulgação e caricaturas.
Henfil
Sob custódia do Cedem desde 2005, o acervo pertenceu originalmente à Oboré Editora, que, nas décadas em questão, foi notória na elaboração de projetos da mídia impressa para diversas instituições do mundo do trabalho.
Assim, o material permite um vislumbre do que foi uma parte decisiva da história política do Brasil, principalmente da resistência à ditadura civil-militar por meio da imprensa alternativa e combativa que contribuiu para a formação política de movimentos sociais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.