Educação
Professores do Distrito Federal suspendem greve após 22 dias
O governo de Ibaneis Rocha se comprometeu a antecipar pagamento de gratificação à categoria


Os professores do Distrito Federal decidiram suspender, nesta quinta-feira 25, a greve da categoria que já durava 22 dias. A decisão foi tomada em uma assembleia.
Na quarta-feira, o governo de Ibaneis Rocha (MDB) ofereceu como contraproposta aos educadores a antecipação do pagamento de uma gratificação de atividade pedagógica para o segundo semestre deste ano. Segundo a primeira proposta, o bônus só seria pago em 2024.
Também há um acordo para que o governo convoque todos os professores aprovados em concurso público e realize ainda neste ano um novo concurso para o magistério.
Para a segunda-feira 29 está prevista uma reunião com o governo para negociar a reposição dos dias de paralisação, sem corte de ponto. Durante a greve, a Secretaria de Educação afirmou que cortaria o ponto de professores, além de descontar o auxílio-alimentação e o vale-transporte.
A paralisação dos professores do Distrito Federal começou em 4 de maio e teve como principal reivindicação o reajuste salarial. Segundo os grevistas, o último aumento havia sido concedido em 2015.
Com a suspensão da greve, professores e estudantes retornam às escolas na sexta-feira 26.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.