Professor da Unicamp é detido após ameaçar estudante com faca

A universidade confirma a abertura de um inquérito e diz que a conduta do docente também será apurada em um procedimento administrativo

Créditos: Divulgação

Apoie Siga-nos no

Um professor da Unicamp foi acusado de tentar atacar um estudante com uma faca nas dependências da universidade na manhã desta terça-feira 3. O caso aconteceu no campus de Campinas, no distrito de Barão Geraldo.

Vídeos nas redes sociais mostram o momento em que o professor se atraca com um aluno no chão, em um corredor da instituição, até ser contido por seguranças. A agressão foi filmada por outros estudantes, que proferiam gritos de “fascista” contra o docente.

Um representante do Diretório Central dos Estudantes afirmou que o professor começou a ameaçar alunos depois de eles questionarem a continuidade de suas aulas, uma vez que os discentes iniciaram uma greve para apoiar a paralisação desta terça na capital paulista.

No vídeo, o representante do DCE diz que o professor também portava spray de pimenta e uma faca e chegou a ameaçar outros alunos. O estudante vítima da agressão é Gustavo Bispo, um dos diretores do DCE. O diretório pede a expulsão imediata do professor e registrou um boletim de ocorrência.

O professor foi conduzido por policiais sob forte protesto dos estudantes, aos gritos de “racistas, fascistas, não passarão”.

Em nota enviada à reportagem, a Unicamp confirmou a instauração de um inquérito policial e acrescentou que a conduta do docente também será apurada por meio de procedimentos administrativos.

“Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes”, diz o texto. “É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos.”

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.