Educação
Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começa nesta segunda
Pedidos podem ser feitos até sexta (17) na Página do Participante


Candidatos que, por problemas de logística ou saúde (doenças infectocontagiosas), não puderam fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) têm de hoje (13) até sexta-feira (17) para solicitar, pela Página do Participante, a reaplicação do exame.
A medida vale também para pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada.
Segundo o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a:
- comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais);
- falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova);
- falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e;
- erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.
As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.
Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.
Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Um em cada três alunos inscritos não compareceu ao segundo dia do Enem
Por Agência Brasil
Após polêmica em primeira prova, Enem volta a citar agronegócio
Por CartaCapital
PF identifica oito suspeitos de vazar imagens do primeiro dia do Enem
Por CartaCapital
Enem 2023: confira horário das provas do segundo dia e data de divulgação do gabarito
Por Brasil de Fato
Em dia de Enem, Lula visita Inep e comemora crescimento no número de inscritos
Por Gabriel Andrade
Deputados acionam o MEC e o Inep após relatos sobre distância de locais de prova do Enem
Por Camila da Silva e Ana Luiza Basilio