Educação
Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho
Candidatos podem fazer pagamento por boleto, pix, crédito e débito
O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, os candidatos terão até o dia 27 de junho para fazer o pagamento.
A inscrição é confirmada após o pagamento.
A taxa de 85 reais pode ser paga por meio de boleto, gerado na Página do Participante, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
Para efetuar o pagamento via Pix, o candidato deve escanear o QR Code disponível no próprio boleto.
Alunos de escolas públicas que terminam o ensino médio em 2025 são isentos da taxa, por isso, o sistema não gerará boleto para eles.
Provas
As provas do Enem será aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
O exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, todas no Pará, por causa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no mês de novembro.
Certificação
Na edição de 2025, o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos. Para obter a certificação, é necessário que o participante atinja o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação do Enem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MEC paga até R$ 864 por dia a certificador do Enem e da Prova Nacional Docente
Por Agência Brasil
Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras
Por Agência Brasil
Brasil atinge menor taxa de analfabetismo, mas 9 milhões não sabem ler e escrever
Por Ana Luiza Basilio
8,7 milhões de jovens brasileiros abandonaram ou nunca frequentaram a escola, mostra IBGE
Por Ana Luiza Basilio



