Educação
Por que bocejamos?
O ato involuntário é responsável por nos manter acordados
É muito comum bocejarmos quando estamos com sono, não é mesmo? O curioso é que o ato de bocejar acontece justamente para tentar nos despertar e, por isso, desencadeia uma série de reações em nosso organismo.
No segundo episódio da série Ciência Explica, descubra o que ocorre quando bocejamos.
Veja também: Por que o ano-luz é uma medida de comprimento?
Produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), instituição vinculada à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o conteúdo tem como objetivo aproximar os conceitos científicos de situações do cotidiano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



