…

Plataforma mapeia obras literárias pelo Brasil

Educação

Um olhar sobre o Brasil por meio de sua Literatura. É isso que propõe o colaborativo Mapa da Literatura Brasileira, que reúne contos, poemas, crônicas, romances de autores atuais e do passado, originários de diversas regiões do país.

O mapa permite filtrar obras por público-alvo (adulto ou infanto-juvenil), nível de escolaridade (Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, EJA), linguagem (prosa, poesia e teatro), regiões, além do critério por temática como literatura indígena, periférica, homoafetiva, entre outras.

Para isso, a plataforma traz um mapa interativo do Brasil que mostra por meio de marcadores a distribuição dessas categorias. Ao clicar sobre o marcador, uma resenha sobre o escritor e as características da obra escolhida aparecem para o internauta. Há também informações adicionais disponíveis na rede como vídeos e entrevistas.

O visitante pode também contribuir para o mapeamento com indicações de livros e autores. Para isso, basta preencher um cadastro com dados pessoais e informações sobre a obra e o autor que gostaria de sugerir.

Outra funcionalidade é a navegação por meio de uma linha do tempo que se inicia em 1500 e vai até os dias de hoje. A espécie de “bússola histórica” correlaciona os principais fatos históricos do Brasil aos marcos da Literatura nacional.

Em 1698, por exemplo, temos o início do ciclo do ouro em Minas Gerais e, algumas décadas depois, vemos o florescimento na região de Vila Rica (atual Ouro Preto, à época a mais rica e populosa da colônia) do “Grupo Mineiro” ou “Plêiade Mineira”, formado pela elite intelectual mineira e peça-chave para a autonomia literária e política que ali nasceria.

Além disso, a plataforma traz um quiz por meio do qual o internauta pode testar seus conhecimentos sobre literatura brasileira e uma seção com sugestões e atividades para auxiliar o professor a trabalhar o tema na escola.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem