Educação

Novo Ensino Médio: Lula veta inclusão dos itinerários formativos em Enem e vestibulares

Veto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira

Novo Ensino Médio: Lula veta inclusão dos itinerários formativos em Enem e vestibulares
Novo Ensino Médio: Lula veta inclusão dos itinerários formativos em Enem e vestibulares
Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) sancionou, com veto parcial, a lei que determina regras ao Novo Ensino Médio. A sanção foi publicada em edição do Diário Oficial da União nesta quinta-feira 1º.

O governo decidiu vetar um trecho da lei que determinava que os exames de ingresso ao Ensino Superior, como os vestibulares e o Enem, considerassem os conteúdos dos itinerários formativos, para além da formação geral básica. Dessa forma, os exames continuarão a cobrar apenas o conteúdo tradicional.

Na justificativa do veto, o governo apontou que a proposta ‘contraria o interesse público’ e que ‘poderia comprometer a equivalência das provas, afetar as condições de isonomia na participação dos processos seletivos e aprofundar as desigualdades de acesso ao ensino superior’.

Também houve veto a um dispositivo da lei que fixava que a mudança nos processo seletivos para o ensino superior valeria a partir de 2027. O governo considerou a “perda de objeto” do parágrafo considerando o primeiro trecho rejeitado.

A lei do Novo Ensino Médio restabelece as 2.400 horas para a formação geral básica dos estudantes e retoma como disciplinas obrigatórias, em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia). O espanhol ficou facultativo. Além disso, 600 horas serão destinadas aos itinerários formativos.

Também ficou definido que cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários, exceto aquelas que oferecem ensino técnico. No caso da oferta do ensino técnico, serão 2.100 horas de disciplinas obrigatórias, com 300 dessas horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo