Educação

MEC vai imprimir ENEM com gráfica de onde a prova foi roubada em 2009

A gráfica Plural disse que adequou seus requisitos de segurança desde o caso. As provas do Enem serão realizadas em 2021 devido à pandemia

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Educação vai imprimir a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este ano, na mesma gráfica em que as provas foram roubadas em 2009. As informações são do Estado de S. Paulo.

Segundo apuração do jornal, a Gráfica Plural assinou contrato com o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) na sexta-feira 31.

A licitação para a contratação da empresa estava parado pelo fato da Justiça ter feito questionamentos sobre requisitos de segurança.

Embora a Plural tenha sido a primeira colocada a licitação, a Valid SA, a segunda colocada, encaminhou uma liminar solicitando informações.  A ação, no entanto, foi derrubada em julho.

 

A Plural, que faz parte do Grupo Folha, afirma que foi modernizada e adequou seus requisitos de segurança desde o ocorrido.

Em 2009, as provas do Enem foram roubadas de dentro do local, por pessoas que cuidavam do encaixotamento das avaliações. Segundo apuração do Estadão, as pessoas que subtraíram o Enem eram contratadas pelo consórcio responsável pelo exame. Na época, o MEC cancelou a avaliação. A empresa não foi considerada culpada no processo.

A empresa a RR Donnelley, que se mantinha à frente do processo, decretou falência no ano passado, momento em que a Valid S.A. o assumiu, mesmo ficando em terceiro lugar da concorrência.

A segunda colocada havia desistido do processo. Segundo informações da reportagem, a Plural venceu porque ofereceu um valor de R$ 63 milhões pelo serviço, enquanto a Valid S.A. pediu R$ 93 milhões.

À publicação, técnicos do Inep disseram que não houve rigor para averiguar os requisitos de segurança. A apuração narra que também teve acesso a uma nota técnica interna do Inep que alertava também que a Plural não teria comprovado os três anos de experiência. A nota, entretanto, teria sido desconsiderada pela direção.

O Enem será realizado em 2021, devido à pandemia do coronavírus. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro; já a versão digital será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. 5,8 milhões de candidatos se inscreveram para a prova.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar