Educação
MEC vai divulgar as notas do Enem no dia 16 de janeiro
O ministro da Educação, Camilo Santana, também divulgou o calendário de inscrições no Sisu e Prouni
O Ministério da Educação vai divulgar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 no dia 16 de janeiro. A data foi anunciada nesta sexta-feira 9 pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
As notas individuais poderão ser consultadas na Página do Participante, no site do INEP. Os estudantes poderão conferir tanto tanto a nota da redação, que varia de zero a mil pontos, quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas.
A nota dos treineiros, aqueles que não concluíram o Ensino Médio em 2025, será publicada posteriormente.
Inscrições para SISU e Prouni
O ministro da Educação também anunciou as datas de inscrição para o Sisu e Prouni, programas do governo federal que tomam como base as notas do Enem.
As inscrições para o Sisu acontecem do dia 19 a 23 de janeiro. Pelo programa, os estudantes podem pleitear vagas em instituições públicas do Ensino Superior. A inscrição, gratuita, é feita pelo site sisualuno.mec.gov.br. Para acessar o sistema, o candidato deve possuir uma conta no gov.br, requisito também necessário para a participação no Enem.
Já as inscrições ao Prouni acontecem de 26 a 26 de janeiro. O programa permite aos estudantes pleitearem bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho do candidato no Enem, considerando as duas edições anteriores ao processo seletivo. Para participar, é necessário ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota diferente de zero na redação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Piso dos professores terá reajuste acima da inflação em 2026, diz Camilo
Por Ana Luiza Basilio
MEC dá aval para instituto de Mendonça oferecer cursos de pós-graduação
Por CartaCapital



