Educação

MEC divulga selecionados para o Fies; veja como consultar

Os estudantes pré-selecionados terão de 30 de julho até 1º de agosto para complementar as informações da inscrição

MEC divulga selecionados para o Fies; veja como consultar
MEC divulga selecionados para o Fies; veja como consultar
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira 29, o resultado da chamada única para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025.

A relação com os nomes dos estudantes que foram pré-selecionados pode ser acessada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os estudantes pré-selecionados terão de 30 de julho até 1º de agosto para complementar as informações da inscrição. Após esta etapa, é necessário comprovar as informações declaradas no ato da inscrição de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em que foi pré-selecionado.   

Aqueles que não foram aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, cuja convocação será feita entre 5 de agosto e 19 de setembro. 

O programa recebeu 276.140 inscrições, com total de 111.402 inscritos — cada candidato pôde inscrever em até três opções de curso. Neste segundo semestre, foram ofertadas 74,5 mil vagas, em 18.419 cursos ou turnos de 1.215 instituições particulares.

O Fies oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderirem ao programa.

Esse mês, o MEC também anunciou a retomada do Fies Social que prevê a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais a estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O total de inscritos nas vagas ofertadas pelo Fies Social foi de 24.057.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo