…

Jogo ensina Química por meio de desafios

Educação

Como tornar o estudo dos modelos atômicos, distribuição de elétrons e outros temas do universo da Química atraente para os jovens alunos? O game on-line Ludo Atomística alia conhecimento e interatividade para dar conta da missão.

Contendo 200 questões de múltipla escolha sobre o campo da atomística, o jogo gratuito facilita a fixação do conteúdo previsto no currículo escolar do Ensino Médio.

A dinâmica do jogo é bastante simples. As casas amarelas do tabuleiro possuem perguntas que o internauta deve responder para avançar.

Cada questão respondida corretamente equivale a cinco pontos e a cada resposta errada um ponto é descontado. O objetivo é chegar ao final do percurso com o maior número de pontos possível.

O professor, por sua vez, pode acompanhar o desempenho de seus alunos tendo acesso ao ranking das turmas e a performance individual de cada estudante.

O projeto é fruto do trabalho de mestrado “Aplicação do Jogo Ludo Atomística no Ensino de Química”, de Marcelo Fernandes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem