Jogo apoia preservação do boto-cor-de -rosa

A ferramenta serve como material educativo para escolas e comunidades

Jogo Apú e o Espírito do Rio

Apoie Siga-nos no

Lançado pela organização World Animal Protection, o game gratuito Apú e o espírito do rio visa conscientizar os jovens sobre a caça ao boto-cor-de-rosa, espécie que vive sob ameaça na Amazônia em consequência da prática ilegal de usá-lo como isca para peixes. Hoje, a população desse animal icônico para o folclore brasileiro está reduzida a uma taxa anual de 10%. A fim de reverter esse quadro, o game traz como personagem central Apú, um boto que precisa fugir de pescadores criminosos e ajudar a salvar seus amigos. Pensado como material educativo de apoio, principalmente para as escolas amazonenses e comunidades ribeirinhas, o enredo do jogo agrega informações e discute soluções locais para a proteção dos botos, maiores golfinhos de água doce do mundo. Para jogar, basta acessar o site ou realizar o download do aplicativo para dispositivos Android no Google Play.

Outras novidades na rede

Inglês/ App
Você já deve ter ouvido falar nas TED Talks, conferências sobre diversos temas realizadas ao redor do mundo e transmitidas online. Além de ensinar ciência, história e política, entre outros assuntos, essas palestras também podem ser uma ótima maneira de aprender inglês. Essa é a aposta do aplicativo TEDICT, que permite não só ouvir diversas exposições na língua como também treinar sua ortografia. Ao escutar determinada palavra, o usuário deve confirmar por meio da escrita se a ouviu corretamente. Também é possível visualizar as conferências em vídeo com a opção de legenda ativada. O acervo é amplo,+ uma vez que novas conferências são adicionadas com frequência.

Mandela/ Site
No portal Madiba’s journey, o visitante conhece a África do Sul e seus lugares mais emblemáticos por meio da história de Nelson Mandela. A plataforma, também disponível em versão app, inclui 27 atrações e locais inspirados no ex-presidente sul-africano, número equivalente aos anos que passou atrás das grades como prisioneiro político. Por meio de um grande mapa, os usuários podem ver a localização dos pontos de destaque e até mesmo criar seus próprios itinerários. Cada marco traz um áudio que elucida o porquê de terem se tornado históricos para o país e uma galeria de fotos.

Biologia/ App
O aplicativo Monster Anatomy HD – Lower Limb é um atlas interativo de radiologia dos membros inferiores do corpo desenvolvido para ser usado como uma referência de aprendizagem para alunos interessados em ciência ou cursando Medicina. A ferramenta concentra mais de 360 imagens em três dimensões e permite que locais específicos sejam analisados mais de perto. Entre os componentes que podem ser visualizados estão ossos, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos. O app está disponível gratuitamente para iPhone e iPad.

História/ App
Um vislumbre pela história do universo, Terra, vida e civilização humana por meio de um único aplicativo. No Back in Time, eventos naturais, fotografias e fatos históricos mesclam-se para contextualizar o usuário em uma “viagem no tempo”. Esta, por sua vez, é feita por meio de um relógio imaginário que propõe a seguinte analogia: o universo começou há exatas 24 horas. Logo, o Big Bang corresponde à hora 00:00 e o dia de hoje, 13,7 bilhões de anos depois, à meia-noite. Entre esses dois ponteiros, todos os acontecimentos-chave que nos trouxeram até aqui.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.